Missão

Como deriva da nossa divisa, HONOR – LABOR – MERITUM, o SOL NASCENTE não pretende ser apenas mais uma instituição de ensino superior, mas uma realidade universitária distinta. Assente naqueles pilares, a essa distinção será sustentada, para além de outros atributos, da nossa missão, que consiste em:

“Promover o desenvolvimento das competências técnicas e humanas dos líderes angolanos, através do fornecimento de ensino superior de máxima qualidade científica e fundado nos valores do humanismo e da responsabilidade individual”.

Como está expresso na missão, a nossa missão incorpora e pretende compatibilizar três importantes valores: A cientificidade, o humanismo e a responsabilidade individual.

Cientificismo
Acreditamos que o principal motor de um projecto dessa natureza deve ser necessariamente a construção do científico. Este, não poderá resultar apenas da transmissão dos conhecimentos, mas da produção do mesmo. Estamos cientes que no actual contexto académico do país essas palavras soam a “lugares comuns”, mas o tempo será o nosso principal testemunho da nossa perspectiva.

Humanismo
Estando certo que a ciência deverá será uma actividade construída no ambiente de objectividade, despida dos mais diversos preconceitos e ideologias, é nossa perspectiva de que os produtos do conhecimento científico devem ser munidos dos valores do humanismo, isto porque o resultado da actividade científica deve ser ajuizado a jusante do seu processo.

Responsabilidade Individual.
O centro de qualquer actividade formativa é sem dúvida o indivíduo. O ponto que se coloca consiste em saber-se que tipo de indivíduos pretende-se formar. A nossa resposta à essa inquietação é clara: Pretendemos formar indivíduos que sejam capazes de em consciência exercerem as suas liberdades, devem estas estarem sedimentadas, pelo domínio do conhecimento, na responsabilidade individual.