Parceiros

O Instituto Superior Politécnico Sol Nascente relembra nesta edição alguns dos parceiros nacionais e internacionais, que contribuem para a sua eficiente rede de relações académicas:

- Universidade Católica de Moçambique

A Universidade Católica de Moçambique (UCM) foi fundada oficialmente em 1995 como uma instituição de ensino superior privada (cfr. Decreto n.º 43/95 de 14 de Setembro). É uma instituição da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) com sede na cidade da Beira, província de Sofala. É uma das primeiras universidades privadas do País e a primeira com sede fora da cidade de Maputo e a ministrar cursos superiores sem fins lucrativos.

No dia 10 de Agosto de 1996, abriu as suas portas com uma Faculdade de Economia e Gestão (FEG), na Beira, e uma Faculdade de Direito (FADIR), em Nampula. Seguiu-se uma Faculdade de Ciências de Educação, actualmente Faculdade de Educação e Comunicação (FEC) em Nampula (1998), a Faculdade de Agricultura (FAGRI) em Cuamba (1999), a Faculdade de Medicina, actualmente Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), na Beira (2000), a Faculdade de Gestão de Turismo e Informática (FGTI) em Pemba (2002), o Centro de Ensino à Distância na Beira (2003) e a Faculdade de Engenharia (FENG), a mais recente, no Chimoio no ano 2009. Abriram, ainda, três delegações: uma em Tete (2008), outra em Quelimane (2009) e a terceira, de Informática, na Beira (2010).

Em 2011, o Conselho Universitário da UCM transformou a Delegação de Quelimane em Faculdade de Ciências Sociais e Políticas (FCSP), extinguiu a Delegação de Informática e criou uma Extensão em Lichinga.

- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul está entre as mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil. O marco inicial foi o Curso Superior de Administração e Finanças, criado em março de 1931 e reconhecido pelo Decreto nº 23.993, de 1934, já sob a denominação de Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas.

Foi equiparada a universidade por meio do Decreto nº 25.794, de 9 de novembro de 1948. Entidade privada sem fins lucrativos, mantém vínculo jurídico com sua mantenedora, a União Brasileira de Educação e Assistência – UBEA, entidade jurídica de direito privado.

É uma instituição confessional católica e comunitária, tendo como Chanceler o Arcebispo de Porto Alegre. O título de Pontifícia, outorgado pelo Papa Pio XII, em 1º de novembro de 1950, simboliza a marca de união e de filial devotamento à Santa Sé.

Constitui-se fisicamente pelo Campus Central, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e por outra unidade do Tecnopuc, em Viamão, na Região Metropolitana.
O brasão com a inscrição “Ad verum ducit”, significando “Conduz à verdade”, e a bandeira, com o brasão em seu centro, são as armas que representam a Instituição.


- Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), Portugal

O Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) é uma unidade de I&D, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Iniciou as suas actividades em Julho de 2003. O CFCUL está situado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e é composto por uma equipa internacional e interdisciplinar que inclui membros integrados e colaboradores com afiliação de diferentes instituições.

O CFCUL desenvolve as suas actividades no âmbito de cinco Grupos de Investigação e quatro Linhas Temáticas e visa promover o desenvolvimento da Filosofia da Ciência em Portugal, através do apoio e estímulo da investigação interdisciplinar. O CFCUL participa em projectos de investigação, colabora com equipas nacionais e internacionais, oferece formação e supervisão de investigação a estudantes de doutoramento e pós-doutoramento e cria um elo entre a investigação e a formação pós-graduada através da participação nos programas de Mestrado e Doutoramento em História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no Mestrado em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, bem como na Direcção e Coordenação do Programa Doutoral Internacional, financiado pela FCT, em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade.
O CFCUL apresenta os resultados da investigação na área da Filosofia da Ciência através da realização de colóquios nacionais e internacionais, conferências, workshops, um seminário permanente de Filosofia da Ciência e outras reuniões científicas. O CFCUL publica a Kairos. Revista de Filosofia & Ciência com arbitragem científica de acesso livre, e as seguintes colecções de livros: Cadernos de Filosofia das Ciências, Thesis, Documenta, Fundamentos e Desafios do Evolucionismo, A Imagem na Ciência e na Arte.

- Direcção Provincial da Cultura do Huambo