Eventos

ISPSN e o primeiro simpósio Internacional de Estudos Clássicos, Grécia e Roma em Angola

Qui, 31/10/2013

Simpósio Internacional de Estudos Clássicos - Grécia e Roma em Angola


Desde a sua criação, o ISPSN pauta por um horizonte de educação diferencial. Desde este marco, pretende introduzir no contexto nacional uma iniciação e divulgação da cultura clássica e dos estudos clássicos. A organização deste Simpósio vem por isso mais de que responder a um estado de arte dos estudos da cultura clássica inexistente, lançar um desafio para a sua implementação no âmbito escolar nacional.
Pensar a cultura clássica é pensar uma boa parte do pensamento crítico actual; é pensar a arte, a ciência, as várias ciências; a literatura, a política, a história, o direito, a religião, a educação e as teologias. Em suma, pensar a cultura clássica é olhar para o ponto de partida da ideia e do conceito de reflexão e do elemento crítico da reflexão. Esta afirmação, sem pecar, não põe em causa, nem pretende minimizar os incontáveis contributos dos egípcios, dos fenícios, dos babilónios, dos chineses ou dos indianos. A cultura clássica a que o Simpósio se dedicará é aquela que cinge a Grécia e Roma: duas cidades, dois nomes e duas civilizações incontornáveis sempre que se fala da cultura clássica, de modo particular, da cultura clássica de índole ocidental.
A Grécia, sempre que falamos da Grécia, ou quase sempre que falamos deste nome no âmbito clássico, estamos a referirmo-nos a um território ordenado ou constituído à volta da cidade-estado grega – da pólis, «a célula social e o sistema de vida em que os helenos gostavam de viver, porque só ela, em sua opinião, permite vida digna, civilizada, «viver bem» como dizia Aristóteles.
No que diz respeito à Grécia, o Simpósio terá como ponto de partida os poemas homéricos à volta dos quais se poderá desenvolver reflexões sobre a política, a religião, a história, as leis e o direito. Quanto aos trabalhos a apresentar sobre Roma, podem começar com a fundação fratricida da cidade. Roma tem uma peculiar particularidade: a cidade que dominou o mundo durante muitos séculos graças ao prestigio do próprio imperador que tinha para além do poder político, também o poder religioso e promotor da paz. Roma fará do Direito uma ciência, a ciência imperial que desempenhará um papel importante. Roma é também para além do direitos e da sua força militar, o espelho das construções arquitectónicas, do urbanismo, da literatura e da construção artístico-política. É pois sobre tudo isso que o Simpósio irá reflectir de acordo com os trabalhos que serão apresentados.
O Simpósio será dividido em três painéis: Política, Religião e História e Direito e Leis. Cada painel será coordenado por um docente ou investigador a quem as propostas de comunicação deverão ser enviadas.

Para mais informação e para participar neste evento pode fazer download dos seguintes documentos:

Informação Geral;
Envio de resumos/abstracts;
Ficha de Inscrição.

English Information (EN)
Symposium Presentation (EN);
Abstracts Submission (EN);
Registration Form (EN);

La Información en Español (ES)
Presentación del Simposio (ES);
Presentación de resúmenes (ES);
Formulario de inscripción (ES);



 

Contactos: simposio.classicos@ispsn.org; Os resumos devem ser submetidos até 30 de Setembro de 2013.