Cooperação Académica e Científica com a PUCRS

Ambicionando a excelência no ensino e a possibilidade dos alunos terem a oportunidade única de contactar com professores da mais elevada excelência académica, o ISPSN aproveita da melhor forma a cooperação académica e cientifica estabelecida com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PURCS).

Conheça os Professores Convidados que estiveram no ISPSN para troca de conhecimentos, experiências e recursos no âmbito da parceria entre as duas instituições:

O Professor Doutor Tadeu Weber leccionou a disciplina Ética na Politica e a Verdade na Política na Pós Graduação de Direito e Filosofia Política. 
Currículo Académico - Possui Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1977), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Actualmente é Professor Titular da PUCRS, nos programas de pós-graduação em Filosofia e em Direito e na graduação em Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política, actuando principalmente nos seguintes temas: liberdade, ética, direito, estado e teorias da justiça.



A Professora Bettina Steren dos Santos possui Graduação em Pedagogia pela UFRGS (1989) e Doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidad de Barcelona (1996). Fez o Pós-Doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA (2009). Actualmente é professora da Escola de Humanidades/Educação e Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Processos Motivacionais em Contextos Educativos" da PUCRS. É igualmente Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa. A sua área de actuação e experiência é a de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem com enfase nos seguintes temas: formação de professores, processos motivacionais, metodologias criativas, mal-estar e bem-estar docente.
No ISPSN leccionou o II módulo de Didáctica de Investigação Científica no Ensino Superior no âmbito da Pós Graduação com o mesmo nome.
 



O Professor Dr. Francisco Jozivan Guedes de Lima ministrou as disciplinas de Teorias da Justiça e Filosofia do Direito no ambito da Pós Graduação de Direito e Filosofia do Direito. É Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e é Professor do Programa de Pós-Graduação (PPG) e do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Brasil. Desenvolve pesquisas em Ética e Filosofia Social e Política, Teorias da Justiça, Esfera Pública e Filosofia do Direito com interesse de pesquisa nos autores: Hobbes, Kant, Hegel, Rawls, Habermas, Honneth e Fraser. Na sua tese de Doutorado, aprovada com louvor, empreendeu uma reactualização da filosofia jurídico-política de Kant a partir de uma reconstrução socionormativa da justiça e da publicidade. Actualmente realiza pesquisas de Pós-Doutorado no PPG/Filosofia e no PPG/Direito da PUCRS. 



A Professora Dra. Carla Spagnolo é Doutorada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Actualmente possui bolsa de pesquisa em Educação Superior e Metodologias Ativas pelo Programa Nacional de Pós-doutorado PNPD/CAPES/MEC no programa de pós-graduação em Educação da PUCRS, vinculada ao Centro de Estudos em Educação Superior (CEES). Foi dirigente municipal na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto do município de Fagundes Varela/RS . Realizou estágio doutoral no Departamento de Didática e Organização Educativa na Universidade de Barcelona (UB), Espanha. Tem experiência na área de Educação, actuando como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, e gestora da Educação Básica; em Educação Superior em cursos pós-graduação da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), ESPM- Sul e FSG (Faculdade da Serra Gaúcha). Os principais temas de pesquisa são: professor, qualidade, desafios, formação continuada de professores, aprendizagem, processos motivacionais,tecnologias da informação e comunicação, metodologias criativas. No ISPSN deu continuidade ao II módulo de Didáctica de Investigação Científica no Ensino Superior no âmbito da Pós Graduação com o mesmo nome.